As sutilezas da Coreia do Sul


E eis que o mar se abriu ao bater seu cajado ….uma das passagens bíblicas conhecida como o Milagre de Moisés e que, pasmem, em pleno Séc. XXI pode ser vista e presenciada na Ilha de Jindo na Coreia do Sul. A ilha, localizada ao sul da província de Jeolla é separada do continente pelo Estreito de Myeongnyangail e todos os anos, em dias variados da primavera e verão, uma estreita passagem de terra (cerca de 2,9 Km de comprimento e 40 metros de largura) abre-se por cerca de 1 hora entre a ilha de Jindo e a pequena ilha de Modo como resultado da maré baixa.

the-moses-miracle-in-jindo-island--south-korea_png

Este evento atrai milhares de turistas que acompanham os festivais locais que ocorrem geralmente em março, maio e julho e contam com a dança coreana Ganggangsullae, fogos de artifício, mostra de raio laser, além de uma série de músicas tradicionais coreanas.

E já que estamos falando em Coreia do Sul, o país também tem se destacado nos últimos tempos desde que o rapper sul coreano PSY caiu nas graças do mundo ao propagar a mais nova febre da música conhecida como “Gangnam Style”.

Mas o que significa a música que todos cantam mas praticamente ninguém sabe o que quer dizer? “Gangnam Style” refere-se ao subúrbio mais afluente de toda a Coreia do Sul, Gangnam, próximo da capital Seul e conhecido pelo seu estilo de vida opulento.

A letra refere-se à vida calma durante o dia e louca durante a noite do subúrbio, constituindo uma sátira à cultura de consumismo exagerado, que PSY vê como um dos aspectos mais óbvios da Coreia do Sul.

O rapper assume-se na letra como o “Opa”, termo coreano que designa um homem mais velho, a pessoa certa para uma mulher que queira destacar-se de noite e de dia.

gangsam style

O cantor chama a atenção, por exemplo, para as mulheres que comem refeições baratíssimas em casa para depois irem beber café em locais como o Starbucks, ato visto como extravagante e ligado a um certo estatuto social. No videoclip, a coreografia ganha também outra dimensão por ser feita em locais inesperados de Gangnam, como uma sauna, um barco, ou com pessoas jogando xadrez.

news illustrated 121201 GStyle outline

Bem, depois desses dois fenômenos bem interessantes quem sabe vale a pena conhecer o país em sua próxima viagem ou apenas aprender a coreografia do Opa Gangnam Style…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s