Brasil

Penedo: uma cidadezinha encantadora!


Em outubro de 2009 sai de São Paulo com duas amigas decidida a pegar a estrada e passar uns dias no Rio de Janeiro aproveitando o sol e o mar de Copacabana; só não contávamos com a sorte de passar por um destino encantador antes de chegar lá. A poucos quilômetros do Rio de Janeiro decidimos conhecer Penedo, localizada em Itatiaia na região serrana do estado e colonizada por finlandeses por volta de 1927, estes caracterizados por ideais culturais e ideológicos de vegetarianismo e naturalismo existentes principalmente no norte da Europa naquela época.

A começar pela arquitetura das pousadas e das casas que nos encheram os olhos pela simplicidade e colorido, a colônia por si só já era um atrativo de peso, mas olhando ao redor pudemos observar que havia muitas opções de diversão, descanso e sossego em meio àquele clima de montanha e as diversas cachoeiras da Mata Atlântica.

Como não podia ser diferente nos apaixonamos pela cidade e decidimos procurar uma pousada para ficar um pouco mais e aproveitar os atrativos da Pequena Finlândia. Não precisamos andar muito e já estávamos diante de uma verdadeira casinha de bonecas: um espaço charmoso com cerca de seis chalés coloridos chamada “Chalés Laço e No”, localizada a poucos metros do centrinho onde podíamos ir andando até a vila do Papai Noel, aos principais restaurantes, shoppings e diversão do local.

Ali no centro as opções são das mais variadas: as fábricas de chocolate instigam uma visita e uma degustação prolongada pelos visitantes que observam através da vidraça o processo de fabricação das delicias, enquanto que na vila do Papai Noel as famílias, crianças e os casais passeiam pelas duas únicas vielas em busca dos melhores ângulos para tirar suas fotos na casa e na sauna do Papai Noel, além das compras de artesanatos locais e a culinária escandinava e européia dos principais restaurantes da região.

Aproveitamos então para repor as energias na famosa Casa do Fritz com um fondue de mignon acompanhado de deliciosos patês, bem em frente a Vila do Papai Noel de onde podíamos ver a movimentação dos turistas que aos montes passeavam pela encantadora vila.

Alguns passos mais e já estávamos no Shopping Vale dos Duendes com seus personagens em gesso em meio ao gramado fazendo a diversão da criançada e principalmente dos adultos que se divertiam com as compras. Outros passos mais e lá estava o Shopping Via Láctea com seu Café Chocolate Brasil, a loja de chocolates de fabricação artesanal e na parte superior o atelier G9 do artista plástico Fabio Genovese que trabalha com fibras naturais de maneira simples e de grande beleza.

Antes de a noite acabar ainda tivemos um tempinho de conhecer a famosa sorveteria finlandesa, a loja de velas artesanais, o Resto-Bar Doc. Emporium com música ao vivo e o Vikings Artesanato e Cozinha Escandinava, um dos grandes expoentes da cultura do norte europeu na região que por sinal ficava na mesma rua e a poucos passos da pousada onde nos hospedamos.

No dia seguinte subimos um pouco mais a serra e encontramos uma belíssima cachoeira de águas refrescantes em meio ao verde onde recarregamos nossas energias para continuar a viagem. Pelo caminho de volta encontramos várias pessoas fazendo cavalgadas e passeios de charrete e se o tempo não fosse tão curto teríamos ficado por ali mesmo curtindo as belezas e a tranqüilidade daquele lugar maravilhoso e hospitaleiro.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

2 comentários em “Penedo: uma cidadezinha encantadora!”

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.